quinta-feira, 12 de julho de 2012


                     02 DE JULHO: INDEPENDÊNCIA DA BAHIA     E
                          
                           EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ALAGOINHAS    


 Na última segunda-feira, 02 de julho, o município de Alagoinhas, situado no leste da Bahia, amanheceu em festa com alvoradas pela cidade, e um ato solene em comemoração à sua emancipação política. Batizada inicialmente de Freguesia da Água Fria, Freguesia de Santo Antônio das Lagoinhas e, posteriormente, Villa de Santo Antônio d’Alagoinhas. Este foi o último nome de Alagoinhas como vila, desmembrada da Vila de Inhambupe, para ser emancipada como município através da Resolução Provincial 442. A emancipação política de Alagoinhas foi oficializada , no dia 2 de julho de 1853, com a posse da primeira Câmara Municipal e do presidente do Conselho, o coronel José Joaquim Leal. Mas o município só começou a se desenvolver economicamente em 1964 com a descoberta de um poço de petróleo, batizado como MG-1-BA. Três anos depois já havia 30 poços, motivo que fez com que a Petrobras se instalasse no município. O petróleo atraiu migrantes de toda a parte e a cidade começou a crescer de forma desordenada nas margens da ferrovia, que foi na realidade a verdadeira ferramenta de desenvolvimento da região. O evento solene, contou  com a participação de autoridades políticas, civis militares, secretários municipais, servidores, imprensa local e populares.
                                                                                                        Fonte: internet

3 comentários:

  1. Muito interessante , a história de Alagoinhas .
    Gostei


    Bruna Carinne - 6MA

    ResponderExcluir
  2. Achei uma coisa muito importante para a cidade,para o desenvolvimento uma forma de revolução para Alagoinhas!A região de Alagoinhas teve participação efetiva na luta pela independência da Bahia, O petróleo atraiu migrantes de toda a parte e, sem planejamento, a cidade começou a crescer de forma desordenada nas margens da ferrovia, que foi na realidade a verdadeira ferramenta de desenvolvimento da região. Geisiane dos santos 8vf.

    ResponderExcluir
  3. Acho uma coisa muito importante para a cidade, para o desenvolvimento de Alagoinhas. Nisso o petróleo atraiu muitos migrantes, e a cidade assim começou a crescer. A ferrovia foi a na realidade a verdadeira ferramenta de desenvolvimento da região.

    Amanda Santos 8VF

    ResponderExcluir